

Dr. Thiago Targino

Ansiedade
Ansiedade é uma emoção humana normal e necessária para a sobrevivência da nossa espécie. Pense, por exemplo, em um homem das cavernas que vê um leão. Se ele não ficar nenhum pouco ansioso, preocupado, ele não foge, se não foge é eliminado. Passando pros dias de hoje, pense em um trabalho ou relatório com o qual você não se preocupa nenhum pouco, o quanto você se dedica a ele?
Ansiedade é importante e fundamental para nosso funcionamento e produtividade!
A questão é quando ela sai do controle. Sem ansiedade não produzimos, porém o excesso de ansiedade também é um problema.
Vamos voltar ao exemplo do homem das cavernas. Se ao ver o leão ele se desespera “ah, meu Deus, um leão” e paralisa, fim de jogo para ele. Agora nos dias modernos, pense naquela apresentação importante, naquela prova que fica entre você e seus sonhos, ou naquela conversa tensa com um chefe ou cliente importante. Se a ansiedade ultrapassar certo limite, sua produtividade também cai, você trava, tem sintomas físicos, não produz.
Se fossemos ver isso em um gráfico, ele seria mais ou menos assim:

Repara que com pouca ansiedade ou com muita ansiedade não produzimos bem. Entre as várias consequências disso, está a crença que muitas pessoas tem de que são mais produtivas quando estão ansiosas, o que pode ser verdade até certo ponto, mas isso costuma fazer com que elas não deem a devida importância à sua ansiedade e não busquem tratamento. No outro extremo estão as pessoas que usam sedativos para tentar eliminar a sua ansiedade e também não produzem da melhor maneira possível.
Vamos voltar então ao gráfico:

Existem diversas técnicas que podem ajudar no controle da ansiedade e nos manter em uma faixa ideal. Podemos melhorar isso, por exemplo, com atividade física, alimentação balanceada e prática de meditação.
Em alguns casos, porém há a necessidade de buscar ajuda profissional. Saber quando é o momento de pedir ajuda é uma grande dúvida para a maioria das pessoas.
Para nos ajudar a ter uma melhor avaliação de nossa saúde, o NIH (National Institutes of Health), dos Estados Unidos, criou uma escala chamada PROMIS (Patient-Reported Outcomes Measurement Information System) que possui uma parte específica destinada à ansiedade.
Se você também quer saber se é o momento de pedir ajuda a profissional, responda a escala abaixo baseando-se nos últimos 07 dias

Se você teve uma pontuação de 5 ou mais pontos, talvez seja a hora de buscar ajuda de um profissional.
Para saber mais sobre ansiedade, ou se você achar que precisa de uma ajuda especializada sobre isso, me manda uma mensagem no número abaixo e agenda um horário.
Se quiser saber mais sobre a minha formação e método de trabalho,